quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Firefox está com os dias contados?

A BBC entrevistou a presidente da Mozilla Foundation, Mitchell Baker, que comentou sobre o futuro da empresa e o seu maior problema atualmente: a sobrevivência da companhia está nas mãos de seu maior concorrente: o Google.
O Chrome vem devorando rapidamente a fatia de mercado que o Firefox conquistou desde 2002, quando foi lançado. Na época, o navegador da Raposa era o único concorrente do Internet Explorer que, por possuir muitas falhas de segurança, acabou cedendo espaço ao competidor.



Cerca de meio bilhão de pessoas utilizam o Firefox diariamente. Muitas delas, inclusive, ajudaram a levar o navegador ao que ele é hoje: um dos maiores projetos de código aberto da internet. Esse número é interessante para o Google, que garante seu buscador como ferramenta de busca padrão em troca de uma pequena pilha de dinheiro.
Aí é que o problema começa a tomar forma: esse patrocínio representa cerca de 85% de toda a renda da Fundação Mozilla. Do ponto de vista gerencial, isso é extremamente perigoso, pois uma empresa não pode sobreviver dependendo de apenas um cliente.
A presidente da Mozilla Foundation, Mitchell Baker, admite: “Se por alguma razão o acordo com o Google não for renovado, será bastante difícil. Nós temos uma grande reserva de dinheiro em caixa e gerenciamos isso de maneira que possamos ter um longo período para ajustar as contas, mas essa não é uma situação que gostaríamos de enfrentar”.

Mas por qual motivo o gigante das buscas poderia encerrar essa parceria? Simples, o Firefox não tem mais a mesma popularidade de antes, pois o Chrome está aos poucos tomando o mercado que a Raposa conquistou ao longo dos anos.
Winifred Mitchell Baker, presidente da Mozilla Foundation. (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia)

Em novembro de 2011, depois de dúvidas e discussões, o Google decidiu renovar o seu contrato com a Mozilla. O valor do acordo não foi divulgado, portanto, ainda não é possível saber se o gigante das buscas diminuiu ou não a sua cota de patrocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário